No passado, o papel da mulher na sociedade se resumia em cuidar da casa e dos filhos. A mulher não tinha autonomia e nem direito algum, o homem era o grande responsável pelo sustento da família.Com o passar do tempo, a mulher foi se evoluindo e percebendo que ela era capas, além de ser dona de casa, mãe poderia também trabalhar fora, contribuir com as despesas familiares, enfim não depender de ninguém.
A mulher foi aos poucos conquistando seu espaço na sociedade, e hoje podemos acompnhar grandes mulheres que são chefe de família, trabalham fora e ainda cuida da casa e dos filhos. Exemplo disso, é a personagem Griselda da novela Fina Estampa da Rede Globo, interpretada por Liliam Cabral. Uma mulher batalhadora, foi abandonada pelo marido e teve que trabalhar duro para sustentar os três filhos. Conhecida como Pereirão, por andar com sua caixa de ferramentas prestando serviços, serviço esse que mormalmemte está destinado a homens, e que ela teve que encarar para cuidar da família.
Mulheres no comando
Com essa evolução, e cada vez mais frequente a conquista da mulher no poder, hoje ela é reconhecida, pelo seu talento, sua força de luta para conseguir seu espaço na sociedade. Um exemplo real de mulher batalhadora é dona Maria, vende cachorro quente na praça da Matriz a quatorze anos. Após a separação com o marido, d. Maria mãe de cinco filhos se viu obrigada a trabalhar para sustentar a família, foi quando começou a vender cachorro quente. Hoje são quatorze pessoas morando na mesma casa, sendo seis netos, d. Maria conta com a ajuda das duas filhas na venda do cachorro quente.
D. Maria vende em média 180 cachorro quente por noite, sua maior venda foi de 470. A renda mensal gira em torna de 3.000,00 reais, ela gasta na média 300,00 reais por semana. Essa é a vida de d. Maria, uma pessoa muito alegre, toda noite está na praça esperando sua freguesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário