Padre José Winkler. Foto de Regina Alves |
A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Alto Araguaia, desde seu início há quase noventa anos, é comandada pelos padres salesianos. Essa instituição religiosa existe no Brasil desde 1894, quando religiosos de vários países vieram com a missão de evangelizar. No último domingo dia 06 de novembro o Padre José Winkler informou que os salesianos estão deixando a paróquia, e uma outra instituição religiosa assumirá o posto, os diocesanos.
O pároco José Winkler, (salesiano) que em breve será transferido, nos falou um pouco de sua vida e como chegou ao Brasil.
José Winkler, nascido na Alemanha, chegou ao Brasil em 28/10/1957. Trabalhou durante dez anos na cidade de Araçatuba e achou que os irmãos tinham se enganado a seu respeito quando lhe disseram que tinha sido escolhido para ser o Inspetor da MSMT, (Missão Salesiana de Mato grosso), cargo que exerceu de 1978 a 1984.
P. José Winkler - No dia da minha primeira Profissão, 15 de agosto de 1956, o inspetor de Munique P. João Greiner, me chamou e perguntou " você quer ir às missões?" Tinha acabado de emitir os Votos, pelos quais o religioso se coloca a completa disposição de seu superior. Perguntei-lhe para onde? Ele respondeu: "para o Brasil , Mato Grosso". No ano seguinte,embarquei no navio "Augusto" em Gênova com destino ao Brasil, Santos e Campo Grande.
Os dois pimeiros anos foram duros, especialmente pela limitação da nova língua e por muitas exigências na vida do seminário que parecia descabidas. Mas aos poucos foi mudando para melhor. Fui ordenado em São Paulo no dia 31 de julho de 1966 e fui celebrar a primeira missa na Alemanha, após quase dez anos de ausência. Foi uma grande festa , realmente inesquecível. Voltei para São Paulo no final de janeiro de 67.
No fim do mesmo ano,tive que assumir a administração do Colégio Dom Luiz Lasagna e da Faculdade de Ciências Contábeis, mantidas pela MSMT. Foram anos de muita luta mas coroados com êxitos.
Quando recebi a notícia da nomeação de Inspetor, achei que os Superiores Maiores tinham se enganado a meu respeito, mas como não poderia fugir do cargo, enfrentei a tarefa confiando em Deus e na boa vontade de colaboração de meus irmãos salesianos. Foi uma experiência única, seja a nível de Missão, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo; seja a nível de Brasil, pelos encontros de insptores, desde Manaus, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre; a nível continental na Argentina e Costa Rica e a nível mundial em Roma.
Nesse tempo coincidio também meu maior enganjamento na CRB-Conferência dos Religiosos do Brasil- outra face da igreja católica. Conheci as forças vivas no enorme campo de todo tipo de apostolado. Frequentes contatos com os bispos da região, completaram a idéia sobre a vida da igreja, e seu empenho na solução dos broblemas mais variados. Foi portanto, uma experiência rica e variada nas suas formas.
Depois de ter passado o cargo de Inspetor para meu sucessor, P. Marinori, em julho de 1984, os Superiores Maiores convidaram-me a assumir de Delegado Inspetorial na recém-criada Delegação Salesiana em Angola. Queriam alguém com experiência de Inspetor. A pedido de Dom Alexandre Cardeal Nascimento, arcebispo de Luanda, assumi a direção da Caritas Nacional de Angola em 1986 e respondi por ela até setembro de 1992.
Tive a oportunidade de conhecer vários países da África na qualidade de Delegado dos SDB e como Delegado da Caritas de Angola, além de ter visitado muitas províncias. Jamais podia sonhar com a riquesa dessa experiência quando fiz o pedido pora entrar na Congregação Salesiana. Deus foi muito generoso comigo.
Vale a pena ser salesiano e colocar-se a serviço de Deus, sobe a guia de N.Sª Auxiliadora. Aos meus irmãos salesianos, gostaria de repetir o que nosso Pai Dom Bosco aos primeiros missionários:" Nas fadigas e sofrimentos não nos esqueçamos de que nos aguarda um grande prêmio no céu".
Nenhum comentário:
Postar um comentário